Apresentação do projeto

Intercoll é um espaço aberto de desenvolvimento e troca de ideias entre movimentos sociais e cidadãos. Ele é administrado por pessoas ligadas aos movimentos sociais, e/ou todos e todo(a)s o(a)s envolvido(a)s em lutas e mobilizações. Tratam-se de ativistas que se engajam em um trabalho intelectual para renovar, a partir da denúncia de injustiças, as estruturas interpretativas e formas de engajamento em todos os níveis; local, nacional e global. O objetivo é desenvolver alternativas econômicas, sociais, ambientais e políticas para repensar o mundo a partir da emancipação e da solidariedade.

A partir desses esforços globais, testemunhamos o surgimento gradual de um novo "intelectual coletivo internacional", através do desenvolvimento intelectual dos movimentos sociais e das redes de pesquisa e educação popular a elas ligadas. Esse espaço se alimenta de todas as formas de convergência de movimentos sociais e cidadãos como, por exemplo, o processo dos Fóruns Sociais Mundiais, que expressa uma das configurações do movimento altermundialista. Esse movimento amplia e renova os movimentos históricos anteriores; o movimento operário, o movimento camponês, o movimento de descolonização, o movimento de direitos das mulheres, o movimento ambientalista, o movimento dos povos indígenas, etc.

Intercoll tem a ambição de criar um espaço internacional e multicultural. O site irá operar em seis idiomas: inglês, árabe, espanhol, francês, português e mandarim. Cada artigo será precedido de um resumo de dez linhas em diferentes idiomas, permitindo a todos a utilização de ferramentas de tradução automática.

Sete medidas serão implementadas:

Grupos de trabalho sobre temas propostos e selecionados. Eles serão conduzidos por uma equipe de duas ou três pessoas. Serão preparados dossiês de suporte, análises em profundidade, "kits" e elementos avulsos, que contribuirão para os debates e ao aprofundamento das discussões. Por enquanto seis grupos estão sendo lançados: religião e emancipação, movimentos sociais frente às guerras e à segurança, mobilizações sobre a emergência climática, migrações, soberania e TAFTA. Para muitos desses grupos, a equipe de animação é formada a partir de movimentos que estavam presentes nas assembleias de convergência fóruns sociais.

Sites parceiros de diversas regiões e focalizados em diversos temas. Essa medida envolverá sites, revistas e editoras que trabalham junto aos movimentos. Procuramos envolver entre 100 e 200 correspondentes dentro de dois anos. Para cada correspondente, colocaremos em nosso site uma apresentação de quatro a cinco linhas com o link para o site parceiro.

Um "mural" das questões que se questionam ou que deveriam ser questionadas pelos movimentos sociais. Cada um se comprometerá a escrever a cada seis meses um texto de 4 a 5.000 caracteres sobre uma questão, que pode ser desenvolvida por eles, indicando porque os movimentos sociais devem se questionar sobre a mesma e como abordá-la. Se outras pessoas se mostrarem interessadas, elas podem juntar-se ao trabalho em andamento ou criar um grupo de trabalho intelectual auto-dirigido.

Mobilizações e ações cidadãs propostas pelos sites parceiros e pelos grupos de trabalho.

Uma pesquisa permanente sobre a estratégia dos movimentos sociais. Os líderes de movimentos sociais ou aqueles que trabalham nos mesmos serão solicitados para explicar a estratégia dos movimentos dos quais fazem parte, os debates estratégicos por eles lançados e a maneira como adaptam suas estratégias à evolução do contexto e de seus objetivos.

Textos lidos em outros lugares e selecionados com base em seu interesse. Será realizado um monitoramento a partir do qual dois ou três textos serão escolhidos por mês com base em seu interesse particular no debate internacional.

Eventos, seminarios, conferências e participações em diversas manifestações para as quais se disponibizara um resumo et cujas referências alimentarão a Agenda.

O projeto Intercoll se inscreve em uma vasta dinâmica aonde os debates trazidos por movimentos sociais vêm alimentar as lutas e mobilizações.

Para juntar-se a nós: http://intercoll.nursit.com/

Navigation

Siga Intercoll.net

Redes sociais - RSS