Pergunta 1: Como promover justiça social num mundo globalizado?

, par  Global Social Justice

No passado, os nossos sistemas de proteção social eram organizados a nível nacional. Mesmo que, em países em desenvolvimento, eles nunca tenham sido completamente desenvolvidos (antes e depois dos programas de “ajuste estrutural” de 1980) todos eles tinham proteção social. Hoje em dia, esses programas encaram dois grandes problemas. O primeiro é o fim do modelo Fordista e as grandes mudanças em economias, sociedades e mercados de trabalho. E o segundo é a globalização com o livre movimento de capital, de mercadorias e serviços e com muito menos pessoas. Não obstante, as pessoas mudam-se, vejam os fluxos importantes de imigrantes e refugiados. Mas, os direitos sociais e económicos estão ameaçados seja por causa da dimensão global dos movimentos migratórios, seja porque as instituições financeiras globais introduziram programas de redução da pobreza totalmente compatíveis com o neoliberalismo e agora, a “proteção social”, exclusivamente visando a melhoria do sistema económico.

Neste momento, apenas três soluções estão propostas: esses pedidos limitados e com orientação económica de “proteção social” de organizações internacionais, um modelo de “renda universal básica” dando um montante de dinheiro igual para todos, sejam eles ricos ou pobres e a iniciativa social comunitária, algo como uma abordagem participativa e democrática para os direitos sociais e económicos. A Esquerda está bastante relutante em discutir essas ideias.

O que podemos fazer: 1) para promover debates sobre o futuro da proteção social e evitar soluções que são compatíveis com o neoliberalismo e, 2) para promover a justiça social num mundo globalizado?

Francine Mestrum

Navigation

Siga Intercoll.net

Redes sociais - RSS