Arquivos

Grupos de trabalho temporariamente finalizados

  • O islão das Luzes

    , por MIQUEL André

    « O que eu quis mostrar, diz André Miquel, é a abertura de um Islão demasiado esquecido hoje. »
    Mais longe, continua: «sempre tive uma estima particular para com Ma’Mûn, esse filho do célebre Haroun al-Rachid. No século IX, quando o Ocidente cristão saía dificilmente de uma época conturbada, (...)

  • Uma lição da Primavera Árace

    , por KARMAN Tawakkol

    Os governos que surgem após a queda dos regimes não representam a Primavera Árabe. Não se trata tão pouco da Juventude Árabe que iniciou a revolução, e adoptou e protegeu o seu grande projecto. A nossa primavera é representada por esta juventude cansada da corrupção e da tirania, e os estados (...)

Questões

A pesquisa

  • A quem interessa enterrar o FSM?

    , por CRUZ Mauri

    Que os processos ligados ao FSM sempre foram complexos e com profundas divergências entre as várias matizes políticas e atores envolvidos é de conhecimento de todas e de todos. Este fato não deve surpreender ninguém. Não é fácil a tentativa de organizar em caráter internacional uma ação (...)

  • Um dia em Porto Allegre

    , por Pierre Beaudet

    O fórum social nasceu na cidade do Sul do Brasil onde decorria uma experiência inovadora de mobilização e de organização popular no momento em que o Brasil e varios países da América latina, conheciam uma verdadeira transição democrática. O FSM permitiu a transmissão de estas experiências e (...)

  • O Fórum Social Mundial e as formas renovadas do empenho militante

    , por Dufour Pascale

    Por mais de uma década, o FSM foi uma incubadora política e social, tendo em conta a diversidade das experiências e dos movimentos. Desde então, o desafio de articular o funcionamento do mundo das "organizações e das outras formas de acção colectiva na planificação dos eventos e da (...)

  • Convite a participar da pesquisa

    , por MASSIAH Gus, Pierre Beaudet

    Olá a todos e a todas,
    Durante a reunião do Conselho Internacional do FSM em Salvador (Bahia) em outubro passado, surgiu a ideia entre alguns companheiros de realizar uma averiguação do estado atual do movimento altermundialista e das lutas populares. Basicamente, trata-se de organizar um (...)

  • Movimentos e cidadãos

    , por Pierre Beaudet

    Nos últimos anos, têm-se afirmado novos movimentos sociais na forma de iniciativas cidadãs que atuam fora dos canais tradicionais (de que o movimento Occupy é exemplo). Organizações como os sindicatos participam igualmente na construção de alternativas, sem ocupar o lugar central que lhes (...)

  • Reflexões extremamente modestas sobre o FSM

    , por Michel Warschawski

    O advento do Fórum: a guerra e a resistência à guerra
    Inicialmente, o que impulsionou o Fórum Social Mundial foi a guerra global preventiva e permanente de George W. Bush. Houve uma necessidade de agir para demonstrar uma oposição à nova guerra imperialista que ameaçava o planeta. Hoje, tudo (...)

Siga Intercoll.net

Redes sociais - RSS