Lido em outro lugar

A rubrica "Lido em outro lugar" oferece todos os meses um ou dois textos selecionados com base no seu interesse para fornecer o debate geral sobre a situação e as alternativas do ponto de vista dos movimentos sociais. Esta rubrica é complementada com textos oferecidos pelos sites parceiros, não superior a um ou dois textos por site e por mês.

Manchetes

Publicações selecionadas por Intercoll

O que significa para o meio ambiente o projeto "China’s One Belt, One Road"?

, por Globalization Monitor

O projeto chinês One Belt, One Road (OBOR) procura desenvolver redes de cooperação, comércio e infra-estruturas entre a Ásia, África e Europa através da criação de um Cinturão Económico da Rota da Seda e de uma Rota Marítima da Seda.

Embora muitos governos e empresas tenham aparentemente saudado a política pelas suas oportunidades, uma das áreas onde as preocupações significativas precisam ser levantadas diz respeito ao impacto ambiental de tal projeto.

Diante da crise na Venezuela: o que fazer?

, por Plateforme altermondialiste

A Venezuela atravessa uma grave crise social, económica e política. A morte de Hugo Chávez, que tinha "reconstruído" o país em 1999, coincidiu com um declínio catastrófico dos preços do petróleo, que representavam 90% das exportações e das receitas do país. Entretanto, o governo de seu sucessor Nicolás Maduro agravou significativamente os impactos desta crise. Com a ameaça de intervenção dos Estados Unidos, que gostariam de destruir este país em nome dos "direitos humanos" e da "democracia", a situação é ainda mais grave. Tal intervenção não só destruiria o governo, mas também esmagaria todo um povo e suas forças progressistas.

Imaginação estratégica e partido

, por Josep Maria Antentas, Viento Sur

A partir da experiência de Podemos e da retomada do debate estratégico após várias experiências políticas e sociais, Josep Maria Antentas dá algumas pistas estratégicas sobre o papel dos partidos políticos, suas relações com os movimentos sociais, os problemas de tempo e espaço colocados à política, a democracia ou o entrelaçamento da vida, a realidade cotidiana e o ativismo.

América do Sul: O fim de um ciclo ?

, por Autres Brésils, Glauber Sezerino, Ritimo

Findadas as ditaduras e regimes autoritários que marcaram profundamente os anos entre 1960 e 1980, muitos países da América do Sul experimentaram um processo de democratização baseado em políticas muitas vezes descritas como de direita.

Esse modelo econômico-político perdeu força no final da década de 1990. O subcontinente vê então a chegada ao poder de novas elites políticas, oriundas principalmente dos movimentos sociais nascidos no período anterior.

No entanto, a partir de 2010, em um contexto de retração da economia global, esses projetos parecem ameaçados por seus limites internos. Nesse contexto, tal "ciclo da esquerda" parece estar chegando ao fim - ou pelo menos face a um bloqueio - com o avanço das alas direitas dentro desses governos de esquerda.

Neste dossiê, tentaremos analisar a dinâmica específica desse processo em andamento no subcontinente.

Em defesa da Venezuela

, por DE SOUSA SANTOS Boaventura

A Venezuela vive um dos momentos mais críticos da sua história. Acompanho crítica e solidariamente a revolução bolivariana desde o início. As conquistas sociais das últimas duas décadas são indiscutíveis. Para o provar basta consultar o relatório da ONU de 2016 sobre a evolução do índice de (...)

A esquerda frente à Venezuela

, por Claudio Katz

A mídia mantém silêncio sobre a violência da oposição venezuelana e a repressão conduzida pelos governos de direita da América Latina. A estratégia de um golpe institucional tem sérios limites, mas a esquerda deve abordar esta nova ameaça, apoiando as decisões antiimperialistas e estabelecendo uma distinção entre o boicote capitalista e a ineficácia do governo atual.

Mais populares

Imaginação estratégica e partido

, por Josep Maria Antentas, Viento Sur

A partir da experiência de Podemos e da retomada do debate estratégico após várias experiências políticas e sociais, Josep Maria Antentas dá algumas pistas estratégicas sobre o papel dos partidos políticos, suas relações com os movimentos sociais, os problemas de tempo e espaço colocados à política, a democracia ou o entrelaçamento da vida, a realidade cotidiana e o ativismo.

A necessidade de um novo paradigma de desenvolvimento

, por MESTRUM Francine

Precisamos de voltar a colocar o mundo no bom caminho! O objetivo da cimeira sobre os ODS, a realizar na Assembleia Geral da ONU em setembro, em Nova Iorque, é muito claro. A meio do caminho para 2030, data limite para a realização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, o futuro parece bastante sombrio.

O papel das pandemias e do clima na crise da civilização

, por MASSIAH Gus

Baseado na leitura do livro de Kyle Harper sobre a queda do Império Romano Ocidental, o texto oferece reflexões livres nestes tempos incertos.

A reflexão se concentra na perda de resiliência e na queda do Império Americano, bem como na mudança do centro do mundo e na ascensão da Ásia. Isto coloca a superação do capitalismo no horizonte, o que também nos leva a revisitar a compreensão das transições entre civilizações e a resistir ao colapso como uma passagem para o surgimento de novas civilizações.

Siga Intercoll.net

Redes sociais - RSS