Nossa seleção de outubro GT Hip Hop e Movimentos Sociais

, par  PeopleKonsian

O grupo de trabalho Hip Hop e Movimentos Sociais selecionou vários links para entrevistas, programas de rádio e clipes de artistas.

Emissão Frontline de 26 de outubro de 2018

Programa "Frontline" de 26 de outubro de 2018 com Rocé e Mogniss H. Abdallah da Agência IM’média para o projeto "Pelos Condenados da Terra - Vozes da Luta 1969-1988".

Projeto "In & Out"

O projeto "In & Out", realizado pelo PeopleKonsian e pelo Centro Laylac no campo de Dheisheh (Palestina), nasceu do desejo de estabelecer um projeto cultural para falar sobre a situação na Palestina e promover a solidariedade: um meio de expressão, emancipação e uma tradução artística dos sentimentos e exigências políticas dos palestinos. No coração do projeto: pintura e rap, associados à música palestina.

Raptivismo : Na América Latina, o rap é o vetor das lutas feministas

Artigo publicado em The Conversation - 10 de maio de 2020

As feministas estão levantando suas vozes para serem ouvidas, e música e canto estão por toda parte acompanhando estes movimentos sociais. Elas ampliam as vozes das militantes, levando-as para além dos espaços tradicionais e tornando-as populares, especialmente entre os jovens.

É uma reativação da famosa palavras da militante feminista anarquista Emma Goldman (1869-1940), "De que serve uma revolução se eu não posso dançar? ». Uma forma de reapropriar-se de seu corpo, de sua voz e dos gêneros musicais comumente considerados machistas.

Microfones e barricadas: entrevista com Mare Advertencia Lirika

https://youtu.be/0LDadIRjsVk

Nesta entrevista realizada em Paris em julho de 2017 por ocasião do concerto Conexión latina 6, a rapper e ativista Mare fala de sua longa carreira musical, que começou no início dos anos 2000, e à qual ela retorna, relatando a agitação política e as numerosas revoltas que marcaram a história de sua cidade, Oaxaca, e o nascimento do movimento hip-hop neste contexto.

Drowning Dog, Dj Malatesta & Acero Moretti : "Antagonista a vita"

https://youtu.be/MQenPs7sVCs

Videoclip de Rap Militante Internazionale - antagonista a vita

Navigation