O papel das pandemias e do clima na crise da civilização Do livro de Kyle Harper: How the Roman Empire Collapsed

, par  MASSIAH Gus

As pandemias e o clima estão no centro das atenções. Esta não é a primeira vez que eles aparecem na história. Em um excelente livro, Kyle Harper [1] discute seu papel na queda do Império Romano ocidental e mostra como eles revelaram a perda de resiliência de Roma. A partir deste exemplo, elaboramos uma livre reflexão nestes tempos incertos.

« Sac de Rome par Genséric, roi des Vandales », tableau de Karl Pavlovich Brioullov (1799–1852).

Tal crise nos leva a refletir sobre a perda de resiliência e a queda do império americano, bem como sobre a mudança do centro do mundo e a ascensão da Ásia. Isso também nos leva a considerar que estamos atualmente passando por uma crise civilizatória que será duradoura. Ela coloca no horizonte a superação do capitalismo, o modo de produção que o sucederá não estando determinado e também podendo ser desigual e destrutivo.

Esta crise nos leva a se dedicar à compreensão das transições entre as civilizações e a resituar o colapso, que não longe de se configurar como fim da História, se caracteriza como uma passagem para o surgimento de novas civilizações.

Ver online : Les possibles

[1Kyle Harper, Comment l’empire romain’s’est effondréré éditions La Découverte 2019 (versão francesa de The Fate of Rome, Priceton University Press, 2017).

Navigation