O que é o FSMET?

, par  Forum Social Mondial des Économies Transformatrices

O Fórum Social Mundial das Economias Transformativas é o processo de convergência de diferentes movimentos locais e internacionais da economia alternativa, que chamamos de economias transformadoras.

Esta campanha busca dar visibilidade pública e reconhecimento aos projetos de economia transformadora, além de oferecer uma narrativa alternativa para desafiar o discurso capitalista hegemônico, como foi anunciado no último Fórum Social Mundial de Salvador da Bahia pela XES, RIPESS e REAS.

O principal objetivo deste processo é reunir movimentos e projetos sociais que compartilhem a vontade de colocar as pessoas e o meio ambiente no centro da economia, pôr fim a uma economia baseada na extração, crescimento, competição e mercado, e lutar por sociedades colaborativas e resilientes que desenvolvam e reforcem alianças e ações estratégicas através do trabalho conjunto.

Estamos conscientes de que a dinâmica do poder e do privilégio também está presente nas economias transformadoras, e por isso queremos assegurar um enfoque que garanta a diversidade dos indivíduos que participam neste processo.

O FSMET busca unir forças entre as práticas e processos de convergência existentes que já estão em andamento, a fim de construir juntos uma agenda global inclusiva que afirme que outro mundo já existe!

No espírito dos Fóruns Sociais Mundiais anteriores, pretendemos trazer as metas dos movimentos sociais de base para os serviços públicos (sobretudo em nível municipal e regional), com o objetivo de desenvolver políticas públicas que fortaleçam formas mais humanas de entender a economia. Desejamos também trazer o trabalho que é feito nas universidades e centros de pesquisa no campo das economias transformadoras para o jogo. Para isso, dois eixos transversais - políticas públicas e educação e pesquisa - serão incorporados e trabalharão em conjunto com o resto dos eixos.

A decisão de empreender este processo em Barcelona não é casual: a Catalunha é um ponto de referência mundial para o cooperativismo e a economia solidária, com uma história definida pelas lutas sociais. Mais uma vez, o país se destacará no cenário mundial por seu compromisso social e por seu desejo de construir um mundo melhor.

Ver online : Fórum Social Mundial das Economias Transformativas

Navigation

Journal des Alternatives, une plateforme altermondialiste

Siga Intercoll.net

Redes sociais - RSS