Políticas de não acolhida na Tunísia

, par  FTDES, Migreurop

Este relatório é o resultado de um trabalho de campo realizado entre outubro de 2019 e dezembro de 2019 em parceria com o Fórum Tunisino de Direitos Econômicos e Sociais e a rede euro-africana Migreurop. Durante esta missão, foram realizadas 90 entrevistas com migrantes, representantes de ONGs locais e internacionais, pesquisadores, ativistas, advogados, jornalistas e atores institucionais, tanto em nível nacional quanto local.

Entre essas entrevistas, foram coletados testemunhos de 35 migrantes de 16 nacionalidades diferentes (Síria, Etiópia, Somália, Eritréia, Sul do Sudão, Sudão, Líbia, Argélia, Serra Leoa, Costa do Marfim, Chade, República da Guiné, Camarões, Nigéria, Libéria e Bangladesh), que vivem em quatro cidades diferentes (Zarzis, Médenine, Sfax e Tunis) e encontrar-se em várias situações administrativas (requerentes de asilo, refugiados, requerentes de asilo rejeitados, pessoas em situação irregular, candidatos a um programa de retorno "voluntário" da OIM e pessoas que retornam ao seu país de origem depois de terem se beneficiado deste programa). Seis desses entrevistados eram menores desacompanhados.

Tendo em vista a forte pressão que estas pessoas sofrem por parte das organizações que cuidam delas, todos os testemunhos foram anonimizados. Nos casos em que a menção da nacionalidade de uma pessoa facilitaria demais a sua identificação, esta informação também foi removida. A fim de garantir a confidencialidade e a serenidade dos intercâmbios, todas as entrevistas com migrantes foram realizadas fora de sua estrutura de alojamento e sem a presença de terceiros susceptíveis de intimidá-los. A fim de evitar exagero ou distorção das informações coletadas, foi especificado no início de cada entrevista que seu propósito era puramente informativo e que o entrevistador não era suscetível de fornecer qualquer ajuda nas situações encontradas.

Ver online : FTDES

Este relatório está em francês, e uma versão em árabe será emitida posteriormente.

Navigation

Journal des Alternatives, une plateforme altermondialiste

Siga Intercoll.net

Redes sociais - RSS