Sciences Citoyennes

, par  Sciences Citoyennes

A ciência, que se tornou progressivamente tecnociência, foi durante vários séculos a força motriz da emancipação, e é hoje um poder formidável. Para servir o bem-estar de todos os seres humanos do nosso planeta, este poder requer mais do que apenas a vontade de saber, o desejo de poder ou a lógica do lucro. Depois da era do "domínio da natureza", deve vir a era do "domínio da ciência", da cidadania científica.

"Sciences Citoyennes" visa promover e alargar o atual movimento de cidadania e a reapropriação democrática da ciência, para os bens comuns.

A associação visa, em especial:

  • O aumento da capacidade de investigação e dos conhecimentos especializados da sociedade civil por parte de associações, consumidores, sindicatos e cidadãos. Estamos ajudando a constituição de um terceiro setor científico em resposta às necessidades sociais e ecológicas que tem sido negligenciado pelas principais orientações científicas, seja pelo Estado ou pelo setor privado.
  • Estimular a liberdade de expressão e de debate no mundo científico, o apoio ao whistleblower e o desenvolvimento de controvérsias públicas e "fóruns híbridos" sobre temas de alta tecnicidade científica. Longe dos medos tímidos da intervenção pública e da lógica tecnocrática, o pluralismo e a controvérsia são a fonte não só de uma melhor exploração dos mundos e, consequentemente, de melhores decisões, mas também de uma apropriação activa do conhecimento científico pelo público.
  • Promover a elaboração de escolhas científicas e técnicas democráticas. Promovemos o debate público sobre políticas públicas de pesquisa, tecnologia e expertise. Também faremos uma análise cuidadosa dos novos mecanismos deliberativos que se multiplicam para apoiar aqueles que promovem uma verdadeira democracia técnica.

Ver online : Sciences Citoyennes

Navigation

Siga Intercoll.net

Redes sociais - RSS