O mapa "Solidariedade Covid-19. Iniciativas dos Povos Indígenas"

, par  Aurélie Journée-Duez, CSIA-Nitassinan

Voir en plein écran

Covid-19 Mutual Aid. Indigenous Peoples Initiatives é um projeto de mapeamento evolutivo do Comitê de Solidariedade com os Índios das Américas (CSIA-Nitassinan) [1] nascida durante a quarentena e ligada à pandemia global do novo coronavírus. Ela tende a identificar cada uma das iniciativas realizadas por grupos indígenas, organizações, instituições. Tais iniciativas foram desenvolvidas para preencher os déficits dos Estados na gestão desta crise. As primeiras populações a serem impactadas são os povos indígenas, devido a uma pluralidade de fatores políticos, econômicos e sociais. Este projeto é colaborativo e, embora tenha se concentrado nos Estados Unidos e no Brasil, devido às semelhanças entre as políticas dos governos de Donald Trump e Jair Bolsonaro, tende a se concentrar nas Américas como um todo, e acabará conseqüentemente alcançando também os povos indígenas em todo o mundo.

Um código de cores foi colocado em prática (dependendo do tipo de ação realizada):

  • Vermelho = ações de solidariedade direta
  • Azul = captação de recursos
  • Preto = organização / associação local
  • Violeta = ferramentas digitais (aplicações, blogs, etc.)
  • Verde = petições

Cada grupo de trabalho sobre os direitos dos povos indígenas, acadêmicos, pesquisadores, associações, organizações e ativistas envolvidos nestas questões são encorajados a enriquecer este mapa para que ele não seja exaustivo, mas o mais completo possível e representativo das ações atuais. Você também pode enviar os resultados de sua pesquisa (identificação de uma nova iniciativa, "vaquinha", solidariedade direta, chamada para doações, etc.) para o seguinte endereço: aurelie.journee@ehess.fr.

[1Associação para a Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas das Américas, criada em 1978 a pedido dos representantes indígenas reunidos nas Nações Unidas em Genebra na Conferência Internacional sobre Discriminação contra os Povos Indígenas das Américas (1977).

Navigation

Journal des Alternatives, une plateforme altermondialiste

Siga Intercoll.net

Redes sociais - RSS