Lido em outro lugar

A rubrica "Lido em outro lugar" oferece todos os meses um ou dois textos selecionados com base no seu interesse para fornecer o debate geral sobre a situação e as alternativas do ponto de vista dos movimentos sociais. Esta rubrica é complementada com textos oferecidos pelos sites parceiros, não superior a um ou dois textos por site e por mês.

Manchetes

Publicações selecionadas por Intercoll

Chile: o triunfo do pinochetismo e a encruzilhada da esquerda

, por Pablo Abufom

No plebiscito de 4 de Setembro de 2022, 62% da população chilena rejeitou o projecto da nova Constituição que tinha sido elaborado pela Convenção Constitucional, excepcionalmente democrática, durante os anos de 2021 e 2022. Em 15 de Dezembro do mesmo ano, os partidos com representação (...)

Bangladesh: Crise de identidade, consolidação do poder

, por Nafis H

Na mais recente iteração do debate sobre a identidade bengali versus muçulmana, um advogado do Supremo Tribunal notificou as autoridades do Bangladesh, em 9 de Abril de 2023, para que proibissem a realização do Shobhajatra Mongol - a icónica procissão do Ano Novo Bengali (Noboborsho) - no (...)

Cooperativas sandinistas e zapatistas: duas ideias de socialismo

, por Bernard Duterme

Entre a Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) da revolução nicaraguense e o Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) da rebelião chiapaneca, há muitas semelhanças e diferenças. No centro destas duas experiências socialistas, as cooperativas desempenham um papel fundamental, (...)

Diálogos Democráticos Estratégicos

, por Cândido Grzybowski

Diálogos Democráticos Estratégicos [1]
Construir e conquistar hegemonia democrática na atual conjuntura brasileira implica em realizar um trabalho político de busca coletiva, inadiável e insubstituível, que só nós, cidadanias ativas, podemos empreender. Ele supõe diálogos permanentes para (...)

Mais populares

A necessidade de um novo paradigma de desenvolvimento

, por MESTRUM Francine

Precisamos de voltar a colocar o mundo no bom caminho! O objetivo da cimeira sobre os ODS, a realizar na Assembleia Geral da ONU em setembro, em Nova Iorque, é muito claro. A meio do caminho para 2030, data limite para a realização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, o futuro parece bastante sombrio.

O papel das pandemias e do clima na crise da civilização

, por MASSIAH Gus

Baseado na leitura do livro de Kyle Harper sobre a queda do Império Romano Ocidental, o texto oferece reflexões livres nestes tempos incertos.

A reflexão se concentra na perda de resiliência e na queda do Império Americano, bem como na mudança do centro do mundo e na ascensão da Ásia. Isto coloca a superação do capitalismo no horizonte, o que também nos leva a revisitar a compreensão das transições entre civilizações e a resistir ao colapso como uma passagem para o surgimento de novas civilizações.