Após os encontros de Porto Alegre: Os desafios dos movimentos populares.

, par  BEAUDET Pierre

Aquele que luta pode perder, mas aquele que não luta já perdeu.

Bertolt Brecht

No último mês de janeiro, a pedido dos movimentos populares brasileiros, um Fórum Social das Resistências foi realizado em Porto Alegre. No âmbito desse Fórum, um seminário de dois dias foi organizado pela Ação Educativa (Brasil), em colaboração com diversas redes incluindo o Transnational Institute (Instituto Transnacional), Systemic Alternatives (Alternativas Sistêmicas), People’s Dialogue (Diálogo dos Povos), entre outras.

O Conselho Internacional do Fórum Social Mundial se reuniu nos dias 20 e 21 de janeiro de 2017 em Porto Alegre. Comitês de trabalho foram previamente estabelecidos para animar esse debate sobre o funcionamento, ambições e objetivos do Fórum. Discutiu-se sobre relatórios referentes à estrutura, secretaria, informação e comunicação do Fórum.

Uma comissão sobre a situação mundial preparou dois dos relatórios em discussão. Cerca de quarenta pessoas contribuíram com a preparação desses textos, sintetizados por Pierre Beaudet (Intercoll). O primeiro relatório analítico inclui trechos das contribuições em seus idiomas originais. O segundo relatório de síntese está disponível em inglês, espanhol e francês. Os dois textos (disponiveis en francês) foram discutidos no Conselho Internacional.

No mesmo período, de 17 a 22 de janeiro de 2017, a pedido dos movimentos populares brasileiros, um Fórum Social das Resistências foi realizado em Porto Alegre. No âmbito desse Fórum, um seminário de dois dias foi organizado pela Ação Educativa (Brasil), em colaboração com diversas redes incluindo Transnational Institute (Instituto Transnacional), Systemic Alternatives (Alternativas Sistêmicas), People’s Dialogue (Diálogo dos Povos), entre outras.

Este encontro faz parte de uma visão panorâmica da conjuntura mundial por meio das perspectivas dos movimentos populares de cada região: América do Sul, América do Norte, África Subsaariana, Magrebe-Maxerreque, Europa, Ásia Meridional e Oriental.

O dossiê apresentado aqui é uma síntese dessas análises na tentativa de identificar algumas das grandes tendências. Este é o resumo que foi particularmente discutido no Fórum em Porto Alegre. O texto a seguir recorda as principais conclusões da discussão que foram fortemente marcadas pelo contexto latino-americano, como era de se esperar, tendo em conta o lugar e os participantes dos encontros.

PDF - 676.1 kb
Dossiê de Sintese - Porto Alegre 2017

Navigation

Siga Intercoll.net

Redes sociais - RSS