Bangladesh Krishok Federation

, par  Bangladesh Krishok Federation

Bangladesh Krishok Federation (BKF) foi fundada em 1976, após a guerra de libertação de 1971. Desde a sua criação, esteve ativamente empenhada no movimento de ocupação de terras. Na verdade, se concentrou na questão da terra apos a realização de uma pesquisa sobre a expectativa das pessoas que vivem no cinturão costeiro do sul. Com base nos resultados da pesquisa, decidiu mobilizar os sem-terra e encorajá-los a ocupar o Kashland (terra de pousio) como forma de estabelecer o direito à terra. Depois de uma série de programas, a Federação ajudou os sem-terra a assumir mais de 4 ilhas em 1980 no sul do distrito Patuakhali perto baía de Bengala.

Houve entretanto um retrocesso nesse movimento. O então governo expulsou os sem terra. Em seguida, a organização fez uma avaliação sobre o movimento. A avaliação mostrou duas grandes deficiências. Uma é não ter uma legislação adequada que favoreça os sem-terra e outra a menor participação das mulheres no movimento. Então decidiu-se lutar para que uma lei específica fosse introduzida para estas populações sem terra e igualmente para formar um movimento de mulheres que lutassem pela sua emancipação assim que pelo seu direito à terra.

Assim, em 1990 Bangladesh Kishani Sabha (BKS) foi criada como uma organização de mulheres camponesas, a primeira de seu tipo no país. Logo, ambas as organizações começaram a trabalhar em estreita colaboração. No início de 1992 sob a bandeira de ambas as organizações, milhares de pessoas sem terra ocuparam 22.000 hectares de Khasland nas mesmas ilhas que foram ocupadas em 1980. Esta vez a ocupação foi muito bem sucedida. Depois da ocupação, os sem-terra tiveram que enfrentar muitos obstáculos, obstáculos que assumiram como desafio para sua sobrevivência. A ocupação continuou doravante. Atualmente, um total de 76600 hectares de terra em pousio foram ocupadas em diferentes partes do país. Mais de 1000 homens e mulheres sem terra foram reabilitados na terra.

Ver online : Bangladesh Krishok Federation

Navigation

Journal des Alternatives, une plateforme altermondialiste

Siga Intercoll.net

Redes sociais - RSS