A instrumentalização das religiões na arena política e nos conflitos geopolíticos é antiga como o mundo Entrevista de Georges Corm por Bernard Strainchamps

, par  CORM Georges

Para Georges Corm, « a instrumentalização das religiões na arena política e nos conflitos geopolíticos é velha como o mundo. Serve ao mesmo tempo a ambição dos homens de religião e a dos homens políticos. »

Mas Georges Corm continua, « isto confirma a tese debilitante do choque de civilizações. Esta última permite obscurecer os desafios dos conflitos contra os quais luta esta região do mundo e que giram principalmente em volta de problemas de hegemonia internacional e regional, de controlo das rotas de fornecimentos de energia e de penhora das rendas obtidas por esses recursos, da protecção da existência do Estado de Israel e da sua política de colonização de todo o território palestino.»

Comvém em consequência conseguir distinguir a realidade dos verdadeiros desafios estratégicos, económicos, políticos… das aparências religiosas que muitas vezes lhes são dadas.

fr.feedbooks.com/interview/145/l-instrumentalisation-des-religions-dans-l-arene-politique-et-dans-les-conflits-géopolitiques-est-vieille-comme-le-monde

Navigation