Lido em outro lugar

A rubrica "Lido em outro lugar" oferece todos os meses um ou dois textos selecionados com base no seu interesse para fornecer o debate geral sobre a situação e as alternativas do ponto de vista dos movimentos sociais. Esta rubrica é complementada com textos oferecidos pelos sites parceiros, não superior a um ou dois textos por site e por mês.

Manchetes

Publicações selecionadas por Intercoll

Sobre o movimento LGBT na China continental

, por Holly Hou Lixian

Este estudo foi escrito para os Cadernos da emancipação “Olhadas de China” (revista Contratempo por Holly Hou Lixiancom com um duplo título de universitária e de militante lésbica. Nós oferece uma contribuição original, elaborando um quadro do desenvolvimento recente do movimento LGBT na China (...)

Mais populares

A necessidade de um novo paradigma de desenvolvimento

, por MESTRUM Francine

Precisamos de voltar a colocar o mundo no bom caminho! O objetivo da cimeira sobre os ODS, a realizar na Assembleia Geral da ONU em setembro, em Nova Iorque, é muito claro. A meio do caminho para 2030, data limite para a realização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, o futuro parece bastante sombrio.

O papel das pandemias e do clima na crise da civilização

, por MASSIAH Gus

Baseado na leitura do livro de Kyle Harper sobre a queda do Império Romano Ocidental, o texto oferece reflexões livres nestes tempos incertos.

A reflexão se concentra na perda de resiliência e na queda do Império Americano, bem como na mudança do centro do mundo e na ascensão da Ásia. Isto coloca a superação do capitalismo no horizonte, o que também nos leva a revisitar a compreensão das transições entre civilizações e a resistir ao colapso como uma passagem para o surgimento de novas civilizações.

América do Sul: O fim de um ciclo ?

, por Autres Brésils, Glauber Sezerino, Ritimo

Findadas as ditaduras e regimes autoritários que marcaram profundamente os anos entre 1960 e 1980, muitos países da América do Sul experimentaram um processo de democratização baseado em políticas muitas vezes descritas como de direita.

Esse modelo econômico-político perdeu força no final da década de 1990. O subcontinente vê então a chegada ao poder de novas elites políticas, oriundas principalmente dos movimentos sociais nascidos no período anterior.

No entanto, a partir de 2010, em um contexto de retração da economia global, esses projetos parecem ameaçados por seus limites internos. Nesse contexto, tal "ciclo da esquerda" parece estar chegando ao fim - ou pelo menos face a um bloqueio - com o avanço das alas direitas dentro desses governos de esquerda.

Neste dossiê, tentaremos analisar a dinâmica específica desse processo em andamento no subcontinente.

Siga Intercoll.net

Redes sociais - RSS