Lido em outro lugar

A rubrica "Lido em outro lugar" oferece todos os meses um ou dois textos selecionados com base no seu interesse para fornecer o debate geral sobre a situação e as alternativas do ponto de vista dos movimentos sociais. Esta rubrica é complementada com textos oferecidos pelos sites parceiros, não superior a um ou dois textos por site e por mês.

Manchetes

Publicações selecionadas por Intercoll

O novo mundo que tarda a nascer

, por MASSIAH Gus

A situação atual parece desesperadora. A ofensiva das direitas e das extremas direitas ocupa o espaço e as mentes.
Ela se exibe nos meios de comunicação e pretende expressar a direitização das sociedades. Contudo, o jogo ainda está
sendo jogado. As sociedades resistem e as contradições estão atuando; são elas que determinam o futuro.

Opor-se a hegemonia global do sistema financeiro

, por Alain Joxe

Do ponto de vista estratégico, é importante superar a atual superioridade hegemônica do sistema financeiro sobre o sistema econômico e militar. A urgência para a esquerda é afastar o perigo de uma terceira guerra descentralizada e movel, que poderia tomar a forma de guerra em três campos em razão do surgimento do fato religioso. É igualmente importante abrir aos povos a possibilidade de uma solidariedade internacionalista baseada no direito internacional e na defesa dos direitos humanos.

OS MOVIMENTOS SOCIAIS E A LUTA POR DEMOCRACIA NO BRASIL

, por Vida Brasil

O impeachment de Dilma Roussef da presidência da República do Brasil representa, para maioria dos movimentos sociais e das organizações da sociedade civil do país, uma ferida profunda para o regime democrático, em vigor desde 1985: um verdadeiro golpe, denunciado incansavelmente no mundo (...)

Estagnação Secular ou seria algo pior?

, por WALLERSTEIN Immanuel

Os economistas de todo o mundo têm lutado para entender algo que julgam difícil de explicar. Por que os preços do mercado de ações continuam subindo apesar do fato de que algo chamado crescimento parece estar estagnado? Na teoria econômica convencional, não deveria acontecer desta forma. Se (...)

Cercas altas não fazem bons vizinhos

, por FTDES, Messaoud ROMDHANI

A fim de combater a migração irregular, a chamada "Fortaleza Europa" tem recorrido a controlos fronteiriços mais rigorosos e aumentado a militarização do mar Mediterrâneo. Tais medidas não resultam na diminuição do número de migrantes que chegam à Europa, mas sim em impostos mais elevados, em (...)

TAFTA: um novo vazamento revela as ambições climaticidas da União Europeia

, por AITEC

Aitec e Attac França obtiveram a versão do capítulo Energia e matérias primas que será proposta aos negociadores americanos por ocasião do 14º ciclo de negociação que começa hoje em Bruxelas.
O texto, comentado numa nota de análise disponível aqui confirma os nossos temores: o TAFTA privará (...)

Estratégias dos movimentos e projeto de emancipação

, por MASSIAH Gus

Um projeto alternativo não cai do céu. Não basta querê-lo, mesmo que a urgência justifique a precipitação. Um projeto se inscreve no tempo histórico, que combina o longo prazo e as rupturas, entre a maturação demorada das ideias e a aceleração dos períodos revolucionários.
Atravessamos um (...)

Esquerdas independentistas, unificadores e radicais em Taiwan: Democracia taiwanêsa, autodeterminação e projeto socialista

, por Europe Solidaire Sans Frontières, Poe Yu-ze Wan

Este estudo foi escrito para a revista Contretemps (Cadernos da emancipação) pelo professor Poe Yu-ze Wan, da universidade nacional Sun Yat-sen, em Taiwan. Oferece um análise crítico da atual democracia liberal taiwanêsa e estima o impacto sobre a ilha, do “factor China”, a saber, a influência (...)

Mais populares

A necessidade de um novo paradigma de desenvolvimento

, por MESTRUM Francine

Precisamos de voltar a colocar o mundo no bom caminho! O objetivo da cimeira sobre os ODS, a realizar na Assembleia Geral da ONU em setembro, em Nova Iorque, é muito claro. A meio do caminho para 2030, data limite para a realização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, o futuro parece bastante sombrio.

O que significa para o meio ambiente o projeto "China’s One Belt, One Road"?

, por Globalization Monitor

O projeto chinês One Belt, One Road (OBOR) procura desenvolver redes de cooperação, comércio e infra-estruturas entre a Ásia, África e Europa através da criação de um Cinturão Económico da Rota da Seda e de uma Rota Marítima da Seda.

Embora muitos governos e empresas tenham aparentemente saudado a política pelas suas oportunidades, uma das áreas onde as preocupações significativas precisam ser levantadas diz respeito ao impacto ambiental de tal projeto.

O papel das pandemias e do clima na crise da civilização

, por MASSIAH Gus

Baseado na leitura do livro de Kyle Harper sobre a queda do Império Romano Ocidental, o texto oferece reflexões livres nestes tempos incertos.

A reflexão se concentra na perda de resiliência e na queda do Império Americano, bem como na mudança do centro do mundo e na ascensão da Ásia. Isto coloca a superação do capitalismo no horizonte, o que também nos leva a revisitar a compreensão das transições entre civilizações e a resistir ao colapso como uma passagem para o surgimento de novas civilizações.